quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Para Pri -Gêmea da Bula, e tantas outras...

Viver é o melhor remédio, já dizia o reclame da Unimed.
Ou algo bem parecido...
E isso é verdade, apesar de problemas, apesar das doenças, ijustiças, apesar de tudo!

Compartilhar experiências e vida, ainda melhor!

Essa semana as habitantes da blogosfera que batem ponto nas Twins foram surpreendidas por um belo post da Pri, Gêmea da Bula que mudou um pouquinho de assunto mas sem sair do tópico: soluções para ajudar as pessoas.

Pri falou sobre seus problemas com ganho e perda de peso, das cobranças, complicações, tristezas, conquistas... Foi um belo post, um lindo desabafo!
Muitas se juntaram e escreveram seus relatos oferecendo e pedindo a força mecessária pra se mudar algo que não está fazendo bem.

Passei lá e achei que melhor que escrever seria registrar algumas fotos sem medo da exposição, pois exposição maior que a de nossas palavras e sentimentos não há.

Sou alta como a Pri, 1,75, o clássico "corpão", "corpo de vedete", etc.
Mesmo quando era magra, seim, já fui magra mesmo, os ossos do quadril sempre despontaram e eu parecia um centauro! Engraçado mas a pura verdade!

O tempo ia passando e eu controlava meu corpo como queria: se emagrecesse muito bastava comer um pouquinho mais, se engordasse era fechar a boca! Perfeito!
Mas essa magia não dura para sempre, pelo menos para mim!

Comecei a "engordar bonito", mas quem disse que eu via aquilo?! Só percebia que ao invés de ter braços fininhos em cima de um quadril e uma bunda grandes eu estava ficando "homogênea" - era tudo o que eu sempre quis! Não parecer um manequim formado por dois números diferentes!

Já era casada e meu marido nunca falava ou reclamava, mas minha mãe a todo instante me chamava de gorda e eu não acreditava.
Viajamos para Fortaleza, eu meu irmão e meu marido. Fomos para a praia, o parque aquático, tiramos fotos... Nessa época não havia a digital e só na volta fomos revelar os filmes...

Foi um tremendo choque! Eu olhava aquelas fotos e dizia "Eu sou gorda..."
Só através das fotos eu consegui ver o que todos me diziam e eu não percebia, não sentia, eu realmente estava gorda.

Resolvi que preecisava emagrecer, fiz a dieta da proteína.
Por conta do meu metabolismo e tipo sanguíneo me adaptei super bem e emagreci bastante. Bastante considerando meu corpo, meu tipo físico né!

Não curto muito o padrão esquálido, sem bunda e sem curvas, mulher tem que ser feminina e aerodinâmica no meu ponto de vista e era exatamente assim que eu estava:

"Linda, loira e japonesa!"


E nem tem muito tempo!

Consegui manter por bastante tempo isso até que engravidei!
O grande medo das pessoas na minha casa era que eu engordasse muito. Ou ficasse mais chata e manhosa do que sou... Consegui evitar as duas coisas.
Fiz exercícios físicos voltados para gestantes dos três meses de gravidêz até a semana do parto e foi o melhor que pude fazer por mim e por minha filha! Meu pós parto foi divino!
E olha que eu precisei fazer uma cesária! Lara nasceu de manhã e de noite eu já me movimentava, sentava normalmente...
Amei estar grávida, acho que jamais estive tão bonita e bem comigo! Não olhava se tinha estrias ou varizes pois para as primeiras eu nunca tive tendência ( não tenho nenhuma) e já para a segunda eu sempre tive, e muitas.

Grande?!

Graaaaaaaaaaaaande!

Virei mãe e a nova preocupação era: Renata vai engordar novamente!
A amamentação, além de benéfica, necessaria, indispensável e muito, muito mais coisas para o bebê é muito importante na questão da redução do peso.
Muitas se iludem e param de amamentar para iniciar tratamentos para emagrecer a base de remédios. Isso para mim além de egoísmo é ignorância. Mas eu sou xiita em se tratando de amamentação, melhor não entrar nesse assunto agora...

Minha filha foi amamentada até os 3 anos de idade.
Parece muito, pra mim e pra ela foi ótimo!
Ela nunca tomou leite artificial e só passou a tomar Toddynho aos 3 anos e 4 meses. Mesmo quando voltei a trabalhar o leite que ela tomava era o que eu deixava congelado. ( Pensem nisso, além do bem que você far´apara seu bebê, você poupará muito !)

Por ser grande, confesso que não fiquei magra por muito tempo, mas também nõ estava super gorda. Me classificava como "ok", estava satisfeita. Nunca me abalei por aqueles típicos 2 quilos extra, tem coisa mais relevante na vida. Eu curtia minha vida normalmente sem privações ou restrições alimentares.

Tarde linda...

Eu só brindo com guaraná!

Parei de alimentar pois tive alergia séria ( dia 31 de dezembro - alguém merece?! ) e precisei tomar injeções e mais injeções de Fenergan e Cortizona.

Desse dia para cá... Ganhar peso é tão fácil...
Confesso que não sou fã de exercícios físicos, e mesmo se fosse na lista de prioridades sempre está a minha filha. Se eu tiver 1 hora do meu dia sobrando, essa hora é dela!
Mas por ela, justamente por ela é que eu devo emagrecer. Para ter mais disposição, energia e agilidade!

Estar gorda não chega a ser um drama. Mas ouvir a todo momento isso é muito, muito ruim.
Minha mãe me olha e não diz "Bom Dia!", diz " O que voce está comendo?" - se alguma comida some, eu comi - nessa semana mesmo, meu irmão comeu uns brigadeiros e por duas vezes minha mãe veio me dar sermão...

Quando como "pareço uma loba", uma "desesperada que nunca viu comida".
Ou então ela pega os biscoitinhos e chocolatinhos da minha filha e diz pa eu me entupir se "é isso o que quero!"

Minha mãe não é ruim.
Aos 38 anos a gente já sabe qual a forma das pessoas dizerem que gostam da gente, que querem nosso bem.
Emagrecer não é só uma questão de estética, é saúde.
Na minha família tenho diabéticos dos dois lados. Em maio perdi uma tia, obesa, diabética, hipertensa...
Minha mãe só está cuidando de mim.

Mas porque engordei tanto, se não fiquei na cortizona eternamente?
Aí é que entra uma questão impornante. De verdade!
Importante e ao mesmo tempo irônica!
Engordei muito por conta da minha auto-estima, justamente por conta da vaidade...

Sou leonina, isso já bastaria por si...
Mas cresci sendo trabalhada com o positivo, com o elogio.. Minha mãe trabalhou nossa auto-estima de uma forma muito, muito forte.

Me olho no espelho e invaravelmente me acho linda - coisa que muitos teriam vergonha de assumir publicamente, mas quem me conhece sabe, eu falo isso com uma facilidade...

Eu me namoro no espelho.
Me maquio, tiro foto de mim pra mim! Para me curtir..

Conseguiram perceber o erro?
Foquei nos pontos positivos e acabei ignorando o resto.

Mas aí, volta a auto-estima!
Percebido o erro, hora de trabalhar para corrigi-lo!
Como eu me amo, tenho que me ver como um todo e não como uma parte.
Minha saúde, meu bem estar, meu corpo e meu rosto são engrenagens que trabalham juntas e precisam estar em ordem e funcionando juntas.

Fácil!
Claro que não!
tenho ainda uns probleminhas hormonais que dão uma atrapalhada, mas a cosncientização e o amor próprio são as nossas maiores aliadas.

A palavras da Pri, seu problema, suas angústias não são apenas dela, são nossos. O que ela fez, o que as Twins fizeram ao topar o post na verdade foi dar um pontapé inicial nesse processo de emagrecimento e cosncientização que muitas meninas decidiram dar.
Estamos juntas meninas e vamos conseguir.

A insatisfação é o início da mudança, mas o amor-próprio, a auto-estima são o combustível.

Um grande beijo pra cada uma que luta e tenta e é claro, vai conseguir!

Nude - só a sobrancelha pintada e balm... e meus 38 anos...

-Mamãe é um gigante!
- Mas isso está mudando filha!

"I only have eyes for you..."


YES, I DO! YES, WE CAN!

17 comentários:

  1. Djísus craist, Rê! Vocês querem me matar! Além dos comentários comoventes do post no TT, recebi muuuuuuuitos emails solidários, por leitoras que não quiseram escrever no blog mas que se identificavam comigo. E então me vem você com essa agora! Você, essa flor ruiva que eu adoro ver nos concursos de make, que passa uma alegria e um alto-astral só de olhar para seu sorriso!
    Falou bonito e falou tudo, amiga. Às vezes as pessoas não me entendem, mas há tanto caroço debaixo do angu! O que importa para mim agora é que consegui tocar as pessoas, despretensiosamente, como escrevi. Até achei que as meninas não iam querer publicar porque, nada a ver néam, Priscilla?
    Enfim, o bom da vida é saber que existem pessoas doces e sensíveis como você, como a Ana e a Vivi, como todas que me mandaram palavras de carinho!
    E já estou pensando no "Desafio Trendy Twins de Verão: emagrecendo com saúde"!
    Espero você conosco nessa empreitada!
    Que Deus abençoe todos os dias da sua vida e nunca apague esse brilho dos seus olhos!
    SInta-se beijada e abraçada bemmmm forte!

    ResponderExcluir
  2. Teacher... Sempre te achei linda. Sério mesmo. Desde o início eu sabia que você não tinha corpo de top, mas isso nem de perto tira sua beleza!

    Eu sei que muita gente me acha magrinha - e eu sei que, tecnicamente, eu sou. Mas tem coisas no meu corpo que SEMPRE me incomodaram (ok, desde os quinze anos or so). Como, por exemplo, o fato de que se eu engordo, tudo vai pra barriga e pra coxa. SEMPRE. Se eu emagreço, todo mundo começa a me dizer "nossa, como você está abatida!", porque minhas olheiras afundam MESMO. Meu nariz - herança de família paterna - SEMPRE me incomodou (até porque tá no meio do rosto, né?). Tenho linhas de expressão debaixo dos olhos desde que comecei a prestar atenção (again, lá pelos quinze anos).

    Mas aí eu descobri que TODO mundo tem coisas que incomoda. Bom, todo mundo DE VERDADE. Minha melhor amiga de faculdade tem a pele que eu SEMPRE quis, e sempre achei que fosse aquela coisinha de "lavou, tá pronto". Outro dia, fomos à casa dela e vi que - OH MY GOD! - ela também tinha creminho pros olhos, e pras mãos, e gel de limpeza, e esfoliante, e hidrante de dia, e hidratante de noite...

    Descobri também a chave pro sucesso (ou pelo menos para a minha alegria). Sou baixinha MESMO, então vamos fazer isso funcionar! Ou saltão, ou estilo petit. Adoro meus olhos, então força neles!

    Aff, fiz uma baaaaaaia digressão aqui. Acho que o que quero dizer é que, não importa como os outros te vejam, não adianta nada se você não é FELIZ. Com sua imagem, com sua personalidade, com seus defeitos.

    Beijinhos,
    Julie

    ResponderExcluir
  3. Oi!! Eu tava no blog sacola phyna e ela fez um post sobre vc. Vim conferir!!
    É claro q tb sofro com meu quilinhos a mais kk
    Mas vc é linda mulher!!
    Vou t seguir! bJosss

    ResponderExcluir
  4. Rê, garota! Primeira vez que eu venho no seu blog. Amei esse post baseado no que Pri disse lá TT. Tenho que concordar com vc em 99% do que disse. Parecemos em algumas coisas.

    Me foquei mais no meu rosto, e acabei esquecendo do resto. Só percebi que a coisa tava ficando feia, ao ver uma pequena papada, abaixo do queixo. Aí começei a olhar pro resto do corpo e pensei: "Cacetada!!!! Como foi que fiquei assim e não percebi?!"

    E é aquilo, né? Quem ama a gente, ama incondicionalmente. Alguns percebem que a gente não tá bem, mas não querem magoar. Quando minha mãe chegou em mim e falou: "Filha, vc precisa parar de comer tanta bobagem! Isso não te fazendo bem!"
    Respondi:" Mas eu não to comendo tanto assim! Foi só esse!"
    Começamos a conversar, e depois caiu, e caiu bonito a ficha: em apenas 10 dias = menos de 2 semanas, eu tinha comido 4 cxs de sem parar, 3 latas de leite condensado com chocolate (a.k.a brigadeiro), 1 pote de doce de leite, e 2kgs de chocolate (2ks, mesmo, não errei na conta)e sabedeusquantos pacotes de salgadinho e de batata frita.
    Chorei. Me tranquei no quarto e liguei e chorei até dormir. Quando acordei,me dei conta de toda a situação.

    Eu sempre fui gordinha, mas já mais pra gorda. Engordei 15kgs em menos de 6 meses. Resumindo, desde que saí do emprego, por conta de um relacionamento com um colega de trabalho, que eu decidi não encarar mais. Eu entrei numa depressão mais por conta do emprego, que por conta do moçoilo, pq isso sim foi estupiz. Isso é MUUUUITO BAD!!! Minhas roupas não estavam bem, eu não tava bem. Triste, mas com vontade de mudar, decidi fazer uma dieta.

    Ainda não to totalmente bem por dentro, mas decidi mudar. Decidi que quero voltar a me amar e a me sentir bem como antes, e ficar até melhor do que antes. A vida é linda, a vida é bela e eu to viva.

    Comprei umas roupas novas, de acordo com o meu "perfil" atual, mas não doei as antigas pq elas servem de incentivo. Comecei devagarinho, não faz nem 2 meses que eu dei esse UP na minha vida, mas é bom conhecer as histórias de pessoas como nós, que somos humanas e DEVEMOS nos amar, independente da situação. Amei conhecer a sua história e a de todas as meninas. Volto no próximo post.

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante e verdadeiro seu depoimento ! E olha, vc é mesmo mt bonita ! Mas claro que te dou a maior força para emagrecer, pois vc vai ficar ainda mais bonita e ... saudável ! Confesso que lidaria mt mal com excesso de peso ...Não curti tanto quanto poderia a gravidez porque ficava preocupada com a balança. Engordei 16kg e achei que jamais perderia. Mas malhei e fechei a boca. Só que eu curto muito comer ! Sou taurina gulosa ! Mas vivo me policiando. Sabe, tenho uma irmã que ficou anos, dos 17 aos 27 , tomando fórmulas à base de anfetaminas. Ela ficou muito estranha e teve muitos problemas. Foi preciso "a bomba estourar" para que a convencesse a ir a um psiquiatra. Daí ela conseguiu ir retitrando a medicação, pois já era dependente de altas doses. Precisou de mt ajuda , mas conseguiu. E atualmente ela faz análise. Pior que ela nem era gorda. Era só cheinha. Uns 5kg no máximo acima do peso normal. Mas auto estima zero.... Até hoje ela sente as consequências do período em que esteve refém das anfetaminas. Mas nunca mais engordou de novo. Tomou pânico da gordura. Acho que ela perdeu o prazer de comer. Eu não quero perder esse prazer nunca !

    ResponderExcluir
  6. Oi!!! entrei aqui com a indicação da Pri, um post no Sacola...

    Só queria te dizer: vc é linda! Visual lindo e... se ama!!! a coisa mais difícil é se amar assim, gostar de sí mesma... adoreiiii a sua história... mas é isso ai... cuida da saúde, fica bem pra curtir sua filha e fé em Deus!

    bju bju

    ResponderExcluir
  7. Que post comovente e verdadeiro. Obrigada pela sua generosidade em compartilhar essa historia tão real. Me vi em vc.
    Um beijo
    Renata

    ResponderExcluir
  8. Ooooooooi ruivaaaaa!!!
    AMEI te conhecer, pessoa exótica, ruiva e linda!!!
    E que post sensível... já estive 10 quilos acima do meu peso de hoje... é assim mesmo!!!
    Bjoooooooooooooooooooooooooooooo!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Rê, você mandou muito bem com esse post! Essa ditadura da magreza parece estar mesmo incutida em nossas cabecinhas como uma praga, né? Tá certo que não podemos descuidar, mas mesmo quando nos cuidamos e fazemos tudo certo se estivermos com algum kilo a mais vamos estar nos sentindo merecedoras de crucificação.
    Engordei 30 kilos na última gravidez, dos quais ainda me perseguem 10, e vou te dizer, não é fácil conviver com esse excessode bunda, coxas e comentários. Dizem que estou mais gostosa, mas me sinto mesmo um dessas mulheres frutas, em que qualquer roupa mais ousada fica vulgar e descabida. Quero meu corpinho de volto, quero servir nas minhas roupas de novo, reluto em comprar novas e só o faço em último caso. Passei a corre e comer direito depois de escutar de uma colega que não via há um tempo que estou irreconhecível, de tão gordinha. Foi uó! Que vontade de me desintegrar naquele momento! Acontece que voltei a trabalhar e estudar e toda minha empreitada parou, né? E jogo a culpa na falta de tempo pra continuar roliça.
    Não tem sido fácil!
    Mas não desisti!
    Beijinhos e sucesso

    Viviane Andrade
    www.pragarotasemulheres.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Renata,
    Adorei o post e me identifiquei muito com você! Também me sinto bem mesmo estando bem acima do peso e foi parar de caber em todas as minhas roupas e nas roupas G das lojas para notar que precisava fazer alguma coisa. Entrei na academia e o regime estou começando aos poucos (pelo menos parei de engordar quando comecei a fazer exercícios) mas mesmo assim ainda acho importante ficar claro que auto estima não é diretamente relacionada ao peso! A gente pode sim não ser magrinha, se sentir bonita e ter saúde.
    beijinhos para você,
    Mirella

    http://casadefirulas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Está rolando um sorteio em www.clicklondon.blogspot.com
    Clica lá e olhe as regras,
    beijoss

    ResponderExcluir
  12. Oi Re
    Suepresa te rever ontem quanto tempo, ja te add, gostei do seu depoimento.
    Vou passar sempre por aqui, vc é linda e simpatica, espero nos encontrarmos no proximo!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem? Entendi o que vc quis dizer com foco nos pontos positivos e q precisa de elogios e tals. Pq vc não fala isso p sua mãe? Quem sabe não te ajudaria se ela soubesse como vc "funciona"?

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  14. coisa mais linda do mundo este teu post.

    caiu uma lágrima aqui e eu nem estou na TPM. ;D

    e a gente consegue qualquer coisa, é só focar, ter paciência e não desistir.

    beijo!

    ResponderExcluir
  15. O melhor post do seu blog, disparado!
    Amigam, a meta agora é ter o corpão da Beyoncè! Sem negar as gostosuras bem localizadas!

    ResponderExcluir
  16. Não vou nem falar para trocarmos de mães, já descobrimos que elas são iguais.

    Estava domando remédio para emagrecer, cansei, o treco só dá certo por um tempo.

    Voltei a fazer exercício.

    Vou lembrar da sua frase para a sua filha e vamos perder peso juntas ok, beijos

    ResponderExcluir