quarta-feira, 1 de julho de 2009

"Be the change you want to see in the world."

"Seja a mudança que você deseja ver no mundo."


Mahatma Gandhi só trabalhou o amor, só trabalhou com amor e eu acho que esse é o caminho...

Sou professora e como seres humanos estão sempre pensando em se reinventar, já pensei algumas vezes em não ser mais professora... Isso acontece, mas continuo sendo professora, lá se vão 14 anos...

O professor é aquele que deve agir como educador, que deve teoricamente ensinar determinada matéria ou atividade, deixando a intrução e educação dos "modos e bons costumes" para os pais. Mas não é também o professor aquele a quem o pai confiou seu bem mais precioso?!
É o que penso como mãe e como professora.

O trabalho "pesado" é dos pais, mas somos responsáveis por aqueles que nos escutam. Ensinamos não apenas através do conhecimento específico, mas também como nossa postura valida nossas idéias.
Tá, sou mega "vintage", hoje em dia isso não é assim!
Tá, mas eu ainda acredito...
Isso sim é ser "professora vintage"!

Sempre achei que a formação de uma criança ou adolescente pode ser diretamente afetada pelas palavras de seu professor e não abro mão de fazer isso. Até mesmo porque por mais que pais e filhos sejam abertos, uma vez ouvi que " sua filha não vai falar com você do jeito que a gente fala com você" e fiquei triste... Eu queria essa relação! Na época eu nem podia ter filhos e queria que os que eu tivessem fossem adoráveis como todas aquelas meninas que me rodeavam... ( não é Julie! )

Unforgettable "little monsters"...

Pois hoje novamente " a mágica" aconteceu!
Literalmente a mágica, pois o menino entrou com cartas de baralho para fazer uma prova...
- Escolhe uma professora! Quantas chances você me dá pra eu acertar a sua carta?
-Three!

Mas ele acertou de primeira!

E na prova igualmente!

Não sabemos exatamente o motivo, mas algumas pessoas curtem apagar a auto-estima dos outros e por mais que eu tivesse um rapazinho fazendo mágicas na minha frente e sorrindo, eu sabia que ali estava alguém com muito medo, muito medo de que algo se repetisse e ele falhasse novamente. Eu sabia que isso não iria acontecer, ele não.

Seu par era uma doce menina que teve o semestre abalado por outro problema, de saúde e que igualmente tinha esquecido a dimensão da sua capacidade.

Melhor tratado de didática ever!

Eles seguiam respondendo as perguntas com naturalidade, ao final a tortura não parecia tão grande. Eu particularmente adoro aplicar prova oral, é uma chance de conhecer muito mais do ser humano do que você pode imaginar...

Ao final da performance da dupla tive de quebrar o protocolo. Contei que eles haviam sido perfeitos. Cometeram erros, coisas simples, obtiveram notas excelentes!

Falei com a menina que ela era maravilhosa e que poderia superar qualquer adversidade. Qualquer mesmo! Ela também sabia disso...


O menino, apertava as mãos contra o rosto, como se aquilo pudesse controlar alguma coisa...
Precisei falar o que ele precisava ouvir, era tão simples:
"Você é muito bom! Não deixe ninguém dizer qualquer coisa diferente!"
Ele conseguiu fazer voltar a lágrima muito próxima de cair pra dizer que "o outro" dizia que ele era muito, muito ruim... ( Ele estudava em outro lugar.)
Não se faz isso... Colegas, não façam isso...
Fiz que ele me prometesse que ninguém, jamais faria ele acreditar em algo diferente de sua capacidade e sucesso. Ele timidamente, atrapalhadamente como é próprio da idade fez que sim.

Era eu então que borrava minha maquiagem apertando o rosto tentando segurar o choro.
"Maior mico", né!

Uma pessoa não tem o direito de destruir o sonho de outra, mesmo que esse sonho não tenha nem acontecido. Ninguém pode destruir os projetos que estão por nascer.

Não sou "a melhor professora do mundo", claro que não!
Tenho minhas falhas, meus gostos estranhos, minhas peculiaridades...
Grito, falo alto, danço, imito bichos.
Aperto buzina, me fantasio e canto.
Mas principalmente, sou responsável, absolutamente, por aqueles que cativo.

A idéia é tão forte que eu trago na minha pele.

E isso, do alto da minha modéstia leonina, pode não me fazer a melhor professora do mundo, mas me faz ter uma das melhores profissões dele!


E você, como faz o mundo ser um lugar do jeito que você quer que ele seja?

5 comentários:

  1. Eu tenho *certeza* de que você foi minha Professora Maluquinha ;)
    Tive professoras e professores marcantes na minha vida, claro, mas ninguém nunca demonstrou todo o afeto, o carinho e o interesse que você demonstrava. Eu realmente me sentia ALGUÉM na sua aula, e não só mais uma aluna em uma carteira.
    (acabei de mostrar a foto pra mums e ela ficou toooooooooooda boba. Eu morro de vergonha da Julie de aparelho e cabelo mega arrebentado no rabo de cavalo, mas tudo bem).
    Mas é isso, teacher. Eu tenho certeza de que a Laura vai ter (já tem, né?) uma grandessíssima amiga e educadora, além de uma mãezoooooooona coruja :)
    Beijos,
    Julie

    ResponderExcluir
  2. Essa é a magia de ser professor com todas as dores e delícias da profissão, mas confesso que se o professor tem papel fundamental na vida do aluno, este também pode acabar com os sonhos de quem um dia escolheu essa profissão por acreditar poder ajudar as pessoas a compreenderem a preciosidade da vida.
    Fico triste com a crescente idéia dos jovens de que o professor é como um empregado seu ou até mesmo seu inimigo e compreendo quando muitos desistem da profissão, mas os que me encantam são aqueles que acreditam que essa relação tem tudo para dar certo e ajudam a construir esse país, pois todo profissional foi lapidado por um professor.

    ResponderExcluir
  3. Lembrei de você hoje...
    Fui na C&A atrás das camisetinhas Disney que todo mundo está adorando. Eu já tinha duas (uma rosinha com a Bela e a Fera e uma branca com Mickey e Minnie versão vintage). Aí, achei uma filha única de mãe solteira da Cinderela, branca. Mas eu não gosto da Cindie. Minha amiga que estava comigo falou "a da Bela Adormecida também é branca, a da Branca de Neve é azul". Eu não gosto delas, either. Aí ela olhou pra mim e..."a da Bela é amarela..." SHOCKING
    Acabei comprando a bichinha!
    Beijos,
    Julie

    ResponderExcluir
  4. Do ponto de vista dos pais, é um verdadeiro crime o que muitos fazem para destruir seus filhos emocionalmente. Estou para escrever isso no meu blog há um tempo, porque convivo com pessoas cujos pais disseram que eles não serviam pra nada. E eles, claro, acreditaram. É um estrago pra toda a vida. Nada do que se fale depois ajuda a reconstruir. Uma pena. Parabéns por pensar assim e fazer a sua parte pelo menos na sala de aula, que é o que lhe cabe. Bjs. Daniela (sou amiga da Mariana, do Cartas)

    ResponderExcluir
  5. Mels, Daniela, obrigada!
    É muito bom falar sobre educação e perceber que mais pessoas pensam e atuam para que essa verdadeira mudança aconteça.
    Obigada mesmo!

    ResponderExcluir