domingo, 13 de dezembro de 2009

In the arms of the angel...

"ANGELA From the medieval Latin masculine name Angelus which was derived from the name of the heavenly creature (itself derived from the Greek word αγγελος (angelos) meaning "messenger")."

Nada na vida é por acaso...

Sempre fui o tipo de pessoa que acredita firmemente que temos uma missão na Terra, e que também não devemos passar a vida fazendo questionamentos a respeito de qual seria essa missão mas sim agir, trabalhar e seguir em frente. Noites bem dormidas e consciência limpa mostram que rumamos no caminho certo.

Larguei meu bloguinho de mão por um motivo nobre, me preparava para um exame dificílimo e não havia como conciliar. Exame passado, here I am! Mas como voltar nesse 13 de dezembro sem falar no mais importande do curso: a professora.

Ela não lembra, mas a conheci num sábado, a cerca de 3 anos atrás. Ela substituia alguém, da filial. No que ela viu Laura no meu colo fez um carinhozinho no rosto e falou que a gente poderia fazer de tudo, mas aquela textura de pele não voltaria jamais, não tinha como.

Não esqueci daquilo. Dentre todas as pessoas o que mais temo é o irreversível. Tudo pode ser superado menos aquilo que não pode voltar atrás.

Pedimos o curso, rolou ansiedade, medo de não sair e finalmente soubemos que faríamos o curso preparatório com a melhor: ela. Só falávamos de sua competência, do quanto sabia e do quanto seria proveitoso.

Aulas iniciadas e tudo se confirmava, mas eu que nem tenho ascendente em aquário, me pegava voando em alguns momentos, não mergulhava nas collocations ou em determinadas pronúncia, mas ficava encantada pela forma como ela conduzia a aula, na sua humildade ao dizer que "yes, there may be a possibility..." e checar alguma coisa que no fundo eu sempre achei que ela soubesse a resposta o tempo todo mas fazia aquilo pra mostrar que era "gente como a gente", nos tantos momentos de colo quando eles se faziam necessários, e como foram...

Somos todos professores e alunos constantemente alnernado a cadeira onde sentamos para que essas funções sejam definidas e eu sempre ficava admirada achando que ela sabia de tudo, sempre.

Até me espantava quando alguém questionava se algo poderia ser diferente. Engolia quieta numa tremenda furia infantil um"como ela pode duvidar da professora!" e ficava impressionada quando ela humildemente iria procurar alguma coisa ou outra pra checar, esclarecer dúvidas, verificar se o x ou y colocado pela colega de sala realmente existia. Bobagem gente, ela estava sempre certa. Sempre.

Deixei a "bronca com as colegas" de lado e fui admirando mais e mais essa atitude, a ponto de ficar me fiscalizando pois meu objetivo lá não era aprofundamento de didática tamanha a atenção que eu prestava na sua postura.

O curso terminou e minha conclusão foi que mais importante que qualquer certificado que eu possa receber foi todo o aprendizado que recebi dessa mulher. Da sua forma elegante de lidar com a vida, da sua delicadeza e atenção ao lidar com todo tipo de assunto, da sua inigualável capacidade de ouvir a cada um como se existisse só para isso e de sua natural habilidade de falar olhando nos olhos.

Eu quero muito meu certificado, mas queria muito, infinitamente mais ser uma pessoa como a Angela.

O certificado que eu certamente vou receber, como toda matéria vai sofrer a ação do tempo e vai sumir. O sentimento que construí dessa relação, diferente da pele apenas apenas pelo seu caráter de profundidade, esse simé algo irreversível. Um irreversível que não me assusta. Amo demais e nunca vou esquecer.

Tenho um blog pra escrever, não necessariamente para ser lida e tive nesse ano a honra de escrever para uma formidável leitora e de ter os mais sérios feedbacks que se pode querer. Resolvi dessa forma presentear minha tão querida Angela com esse post no dia do seu aniversário. Post parecido com minhas redações talvez, com erros, deslizes mas 100% sincero e cheio de carinho.

Ok, but to cause a positive effect on the reader não poderia fugir ao tema, afinal lá em cima falei sobre a missão das pessoas no mundo...

A da Angela, criatura celestial, foi ser colocada no mundo pra ser uma mãe itinerante, rodar por lugares e turmas construindo mundos e criando seus filhos da melhor forma possível: mostrando como se faz as coisas da forma certa através de seu próprio exemplo de vida. Bela missão teacher. Nobre e bela como você, so beautiful a person.

Feliz Aniversário querida professora, seja sempre muito, muito feliz!

Angela, toda loira e linda e eu toda trabalhado no carão...

3 comentários:

  1. Querida Renata,
    Não tenho palavras para agradecer um post tão lindo!
    Você tem um lugar muito especial no meu coração!
    Beijos da
    Angela

    ResponderExcluir
  2. Sabe...não sei se posso dar meu pitaco...mas estou cursando MBA e meio que desisti...vou ter que refazer algumas matérias... não me sinto burra e tenho certeza que não sou...mas o professor ajuda muito...as vezes na minha sala sinto que os alunos querem passar que sabem tudo que são viajados...acabo muitas vezes tendo aula com os alunos e o professor nem consegue abrir a boca...um querendo aparecer mais que o outro...sinto falta de um mestre, um mentoring...sabe...aquele que coloca e ensina a vida...passa exemplos...Fico feliz por vc ter encontrado uma passoa como Amgela, que te colocou pra frente...te empurrou e fez valer seu esforço de estar indo e fazendo esse curso...estou a procura da minha Angela...bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que texto bacana, Rê! Professor tem que ter muita elegância, muito jogo de cintura, demaaais. Pq senão não rola. Por isso tenho profunda admiração pela classe.

    Beijocas, adorei seu comentário e-nor-me lá no blog! Adoro essas discussões de moda, acho que o blog tá aí (tbm) pra isso!

    Bjs

    ResponderExcluir