sexta-feira, 26 de junho de 2009

Quando o Céu parece ser um lugar mais legal...

“If you enter this world knowing you are loved and you leave this world knowing the same, then everything that happens in between can be dealt with.”
Michael Jackson


Acabei de ler isso no Just Lia e aí sim, parece que me dei conta...

Coloquei Remember the time pra tocar e chorei. Tenho vários clips preferidos do Michael, mas esse foi o que me veio e vou ficar assistindo por vários dias, aliás, como sempre fiz.

Ele marcou uma época, mudanças no mercado fonográfico e na linguagem dos vídeo clips surgiram por conta dele. O que suas letras traziam de simplicidade, suas imagens traziam de arrebatadoras.

Quem da minha idade, e de tantas, não lembra de ter tentado fazer o "Moonwalker"?!

Estava no trabalho quando fiquei sabendo, foi meio que perder alguém muito, muito próximo. Sou professoara de inglês, Michael estava ligado muito fortemente a cada um de nós, por ter talvez despertado o interesse pela língua, pelo, ritmo, pela musicalidade, pelo incontestável talento, pela polêmica... Michael Jackson era presente demais pra gente.

De início tentamos recorrer aos sites confiáveis por aquilo precisava ser boato de mal gosto... mas não era.

Até ouvimos: "Já foi tarde!" - Uma pena se dizer isso ou qualquer outro comentário sobre a morte de alguém do "mundo abstrado" ( aquelo que não se pode tocar), pois independente da vida, dos erros e das escolhas, uma vida se foi.

Se ele errou ou realmente agiu de forma inadequada, jamais saberemos, mas certamente não errou sozinho. Havendo a falha, existe minha reprovação, claro! Mas não tendo acontecido nada, restaram a ele fazer suas próprias escolhas.

Eu respeito escolhas, eu principalmete respeito vidas.

Sua historia fica, seus vídeos são parte integrante da capsula do tempo de qualquer pessoa que viveu os anos 80 e 90, gostando dele ou não.


Antes de uns subirem pra suas aulas ou irem pra casa falávamos de sua carreira, não dos escandalos ou problemas. Não por sermos "cegos" ou por tentarmos endeusar o já coroado Rei do Pop, mas porque simplesmente aquilo não cabia, mas sim uma grande e imensa saudade. Uma sensação de buraco que não se tapa jamais.

E o que fica pra mim é a presença dos amigos, com aquele olhar e da nossa decisão de sair cantando suas músicas, pra assimilar o momento, trabalhar a idéia e homenagear aquele que foi onde devia e não devia para conquistar mais do que qualquer pessoa pode querer fazendo o mal a ele próprio.

Que cada um de nós encontre esse amor citado por ele, não apenas na chegada e na saída, mas sempre que puder.


7 comentários:

  1. Rê, das homenagens que vi por aí, inclusive a minha, de longe a sua foi a mais bonita e a que traduziu melhor o que muita gente está sentindo. Até ontem à noite eu não havia me permitido sofrer, porque apesar de pessoa pública, Michael não era alguém que eu conhecia pessoalmente? Me senti envergonhada de chorar por alguém que nunca soube que eu existo.
    Mas ontem, vendo aquele finalzinho do JN, me permiti isso. O luto veio, e sim, estou sofrendo e chorando. Fico realmente muito emocionada que pessoas como você tenham expressado tão bem o que eu sinto agora, nesse momento. Até dá um pouco de alívio às lágrimas que escorrem pelo meu rosto, enquanto escrevo esse comentário aqui pra você. Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. sem palavras, emocionada ainda com tudo que você escreveu....e o videoclip de "remember the time" é tb o meu top....junto com "billy jean".....
    Já vi algumas homenagens, mas a sua está lindissimaaaaa e VERDADEIRA!!!
    bjsssssss

    ResponderExcluir
  3. Partiu impersonate o michael semana que vem!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada meninas! É um prazer grande que vcs venham aqui em casa pra "curtir o luto".
    A expressão é esquisita, mas é isso mesmo...

    Renata, fico super lisongeada por suas palavras!
    Obrigada!

    Carla e Taísa, amigas de longa data, podem tirar os sapatos e enjoy the ride!

    ResponderExcluir
  5. Renata, vc disse td, concordo 100%, pareceu e parece q perdi alguém próximo, e olha q nem sou fã! Mas lembro de td isso, faz parte da minha infância, da minha vida! E é rei, não adianta!

    Sou mega fã da Madonna, e me deu calafrio de imaginar se fosse com ela... Q tristeza.

    Ainda tõ triste e chocada: é o fim de uma Era.

    Super bj!

    ResponderExcluir
  6. Até hoje me emociono quando falam da morte dele e olha que Michael estava meio que quietinho na minha coleção de cds, cresci esperando ansiosamente seus clips passarem no Fantástico e estava meio que orfã dele, rei que aprendi a gostar quando criança com o clipe mágico CAN YOU FEEL IT em que os irmãos Jackson vindo de outro planeta passam a encantar o nosso com sua magia.
    Sua carreira solo então foi acompanhada com direito a pasta com reportagens, só que o ritmo criado por ele ao unir ritmos de negros e brancos o pop posteriormente passou a ser o que menos chamava a atenção quando se falava dele.
    O deixamos de lado, logo ele, que escolhemos por semi deus e parecia não sentir o peso da responsabilidade de ser o maior gênio da música pop, dessa forma ajudamos a acentuar sua reclusão por termos mesmo que brevemente esquecido tudo que ele criou e inclusive a impossibilidade de surgir outro que iguale em criatividade, ousadia, performances perfeitas, shows com uma histeria só vista com os Beatles e o mais triste é que foi preciso que ele moresse para que voltássemos a nos lembrar disso, por isso, fico com um misto de sentimento o da justiça do seu reconhecimento na atualidade das estrelas que mesmo com todo talento jamais vão se aproximar da obra construida por Michael e o fato de que o nosso rei se foi sem saber que nunca deixaremos de lembrar disso.

    ResponderExcluir
  7. Cris, Melfs, é uma dor que fica né!
    Michael sempre foi presente, quando descobria as músicas, aprendia com as letras e me questionava da sua tão particular forma de falar o "come on" - CHA MON - que btw irou até gíria!
    E mesmo depois de sua fase áurea, Michael estava lá, junto!
    Lembro do ano em que consegui a fita ( vídeo ainda! ) pra exibí-lo em sala de aula... Lembro de comprar depois os dvds e ter um sempre no meu escaninho.
    Esse semestre mesmo, assistimos alguns clips, sempre rola aquele cantarolar baixinhos e os gritinhos...
    Essa semana, nossa, o dvd quase "gastou" - a vibração das crianças, adolescentes e adultos era tão legal de se ver...
    Ele era uma estrela, sim, concordo que realmente deixamso ele de lado por outras coisas que não tem a seriedade e a história desse relacionamento,mas ele quando conseguir perceber onde está e o que houve, perceberá que em meio a tanta conturabação, ele foi amado, e muito e aí, como ele próprio disse, tude terá valido a pena.

    ResponderExcluir